Diálise Peritoneal em cães e gatos

Finalidade

A diálise peritoneal consiste num tratamento que auxilia a função renal. O objetivo é similar ao da hemodiálise, tirar o excesso de água e as substâncias que não são aproveitadas pelo corpo e que deveriam ser eliminadas através da urina. Este tipo de diálise aproveita o revestimento interior do abdômen, o peritônio, para filtrar o sangue.

Como funciona a Diálise Peritonial

O peritônio, tem muitos vasos sanguíneos. O sangue que circula, está com excesso de potássio, ureia e outras substâncias que devem ser eliminadas.

Na diálise peritonial, um liquido especial preparado individualmente para cada paciente, chamado solução para diálise, é colocado no abdômen no meio de um tubo flexível especial (catéter). As substâncias tóxicas passarão aos poucos, através das paredes dos vasos sanguíneos do peritônio para a solução de diálise. Depois de algum tempo, a solução é retirada do abômen e a seguir, volta-se a preencher o abdômen com uma nova solução de diálise para que o processo de purificação seja repetido.

Quanto tempo dura uma sessão de Diálise

Cada sessão de diálise peritonial leva em média 4 a 6 horas , mas isso dependerá do quadro clínico do animal.

Quais as complicações da Diálise Peritonial

A infecção do peritônio ou peritonite é a principal complicação da diálise peritonial. Muitas vezes o início da infecção acontece no orificio pelo qual o catéter sai do corpo do animal. Esta infecção se não for tratada rápida e corretamente pode espalhar-se e infectar o peritônio determinando a peritonite. Com intuito de minimizar os riscos de infecção, o procedimento é realizado em ambiente estéril com cateter específico.

Acompanhamento do Médico Veterinário

Todas as sessões de Diálise Peritonial necessitam de acompanhamento médico veterinário rigoroso. Os exames laboratoriais são feitos periodicamente para verificar a quantidade de ureia, creatinina, potássio, cálcio, fósforo, glicose (açúcar), perda protéica pela urina e ainda para verificar a presença e o grau de anemia, a possibilidade de infecções por bactérias ou vírus, entre outros.

Estes exames, feitos em períodos regulares, juntamente com a avaliação do seu clínico e da equipe de diálise veterinária vão mostrar com exatidão o estado de saúde e a adaptação de seu animal de estimação ao tratamento.

A Diálise é a Cura Definitiva da Insuficência Renal ?

A diálise peritonial é um tratamento que substitui a função dos rins mas não constitui cura da Insuficiência renal.

Exames necessários para encaminhamento:

Hemograma

Ureia

Creatinina

Colesterol

Trigliceredes

Albumina

Potásio

Urina Tipo1

Atendemos somente
com encaminhamento do médico veterinário responsável.
  • Wix Facebook page

Alameda dos Guaramomis 444   Planalto Paulista  CEP 04076-010   São Paulo - SP

Tel: (11) 3796-3151 

Cel/Whatsapp: (11)96859-0597