Holter em cães e gatos

Implantável

Telemedicina

O BioMonitor 2 auxilia os médicos Cardiologistas na procura de evidências de suspeita de arritmia cardíaca ou síncope não explicada nos pacientes. O monitor cardíaco remoto implantável é feito de titânio e silicone, e foi projetado para detectar arritmias com precisão. Ele oferece monitoramento contínuo e confiável de arritmia com verificação automática diária das transmissões; a solução mais eficiente para minimizar as cargas; e com inserção rápida e fácil.

Externo - Método Convencional

O exame Holter é um exame que avalia a atividade elétrica do coração de forma contínua, no período de 24 horas. É como o exame de ECG, porém este tem duração de apenas alguns minutos e muitas vezes pode não detectar a presença de arritmias transitórias.

O exame Holter deve ser solicitado quando se suspeita de arritimias cardíacas e estas não são detectadas no exame de ECG (arritmias intermitentes), também para se avaliar variações na frequencia e ritmo cardíaco, bem como na avaliação de eficácia dos tratamentos às arritmias. Deve-se indicar este exame também para o diagnóstico precoce da cardiomiopatia dilatada (CMD) e cardiomiopatia arritmogênica, especialmente nos animais de raças predispostas.


O registro elétrico do coração, no exame Holter, é feito com o uso das derivações precordiais, sendo os eletrodos alinhados na região torácica do paciente.O monitor é posicionado na região dorsal do paciente e em seguida os eletrodos e o monitor são cobertos com ataduras e um colete para proteção dos mesmos e para mantê-los fixos, garantindo a realização correta do exame.


 Em cães de pequeno porte e em gatos o exame pode ser dificultado devido ao peso do monitor. No entanto hoje em dia existem monitores leves que podem solucionar este problema ! 

Durante as 24 horas de monitoramento o proprietário deve realizar anotações da rotina do paciente, na forma de um diário, para que os achados do exame, durante sua interpretação, possam ser correlacionados à rotina do paciente.

Na interpretação do traçado são avaliados diversos parâmetros, como a variabilidade da frequencia cardíaca; número total de batimentos cardíacos bem como os valores de mínima, máxima e média frequencia cardíaca; presença, quantidade e classificação das bradi a taquiarritimias.

Ao final um laudo é elaborado contendo todas as informações obtidas com exemplos do traçado, associado a um resumo estatístico dos principais parâmetros.    

            Telemedicina: Pensando nos colegas veterinários que queiram adquirir o monitor cardíaco remoto implantável ou o aparelho de gravação pelo método tradicional, para oferecer o serviço de Holter em sua clínica, contamos com uma equipe para fornecer treinamento na instalação e operação do gravador, e uma central para laudar à distância para qualquer localização.

Atendemos somente
com encaminhamento do médico veterinário responsável.
  • Wix Facebook page

Alameda dos Guaramomis 444   Planalto Paulista  CEP 04076-010   São Paulo - SP

Tel: (11) 3796-3151 

Cel/Whatsapp: (11)96859-0597