Pressão Arterial


A medida da pressão arterial é prática cada vez mais frequente na rotina clínica médica e se torna um importante instrumento de diagnóstico para uma série de doenças. 

 

A hipertensão é uma doença que se caracteriza pelo aumento da pressão arterial sanguínea sistêmica. Em cães e gatos, a hipertensão normalmente não é a doença primária: ela aparece como condição associada à outra disfunção, sendo a insuficiência renal a causa mais comum.

 

Alguns sinais podem alertar para a ocorrência de elevação da pressão arterial, como aumento da ingestão de água e perda de peso, perda aguda 

da visão, sangramento nasal, aumento da diurese, vômitos, convulsões, alterações cardíacas e respiratórias, alterações oculares, fraqueza e anormalidades de comportamento.

 

Se não  tratada e controlada, a hipertensão arterial pode provocar lesões nos órgãos alvo: olhos, coração, cérebro e rins. Com tantos riscos, é muito importante o diagnóstico precoce para o tratamento do problema.

 

Ressalta-se a importância de não se diagnosticar um paciente como hipertenso com apenas uma medida elevada da pressão arterial. O estresse é fator relevante e as medições devem ser associadas a outros exames para que se chegue a um diagnóstico.

 

A mensuração periódica também tem vital importância na manutenção e controle de doenças crônicas, adequando o tratamento e as doses de medicamentos para manutenção da saúde e qualidade de vida do paciente.

 

No atendimento ambulatorial e de emergência a mensuração da pressão é essencial. Nos procedimentos cirúrgicos deve ser utilizada a monitorização da pressão arterial, visto que a adequada oxigenação dos tecidos e órgãos tem papel determinante no sucesso e na recuperação do procedimento cirúrgico.

 

Atendemos somente
com encaminhamento do médico veterinário responsável.
  • Wix Facebook page

Alameda dos Guaramomis 444   Planalto Paulista  CEP 04076-010   São Paulo - SP

Tel: (11) 3796-3151 

Cel/Whatsapp: (11)96859-0597