top of page

Tomografia Computadorizada em Cães e Gatos

Nos últimos anos o exame de tomografia computadorizada (TC) tem se tornado habitual na medicina veterinária de pequenos animais no Brasil, demonstrando a grande valia desta modalidade de diagnóstico por imagem.

A Complementar possui o equipamento com a tecnologia multislice de 16 canais, permitindo que os exames sejam realizados com anestesia de ultracurta duração, uma vantagem essencial para os pacientes em estado clínico não estável, maior cobertura de extensão corporal em uma única varredura, menor possibilidade de artefatos de movimento do paciente, menor dose de radiação necessária para aquisição de imagens, cortes milimétricos, alta definição das imagens nas reconstruções multiplanares e 3D e maior precisão e rapidez nos procedimentos de intervenção (coleta de citologia e biópsia guiada por TC).

As indicações para o exame de TC em pets são inúmeras, principalmente nas regiões de difícil visualização ao exame de raios X ou onde exista sobreposição de estruturas, como por exemplo:

 

– Crânio, para diagnóstico de tumores cerebrais, hidrocefalia, pesquisa de alterações nas regiões retro bulbares, seios nasais, parênquima cerebral, fraturas, condutos auditivos.

 

– Coluna, para diagnóstico de hérnia de disco, neoplasias na coluna, espondilomielopatia cervical, discoespondilite, fraturas da coluna, luxações, espondilose deformante, planejamento cirúrgico.

 

– Tórax, para pesquisa de alterações em mediastino, pesquisa de nódulos pulmonares, avaliação da cadeia linfonodal, realizar biópsias guiadas por TC.

 

– Abdome, para avaliação da extensão de tumores e sua origem, avaliação da cadeia linfonodal, “shunts”, ureter ectópico, realizar biópsias guiadas por TC, planejamento cirúrgico.

 

– Região cervical, diagnóstico e extensão de formações, colapso de traqueia, avaliação linfonodal.

 

– Sistema músculo-esquelético, avaliação dos processos articulares, como cotovelo, ombro, coxofemoral, fraturas de pelve.

bottom of page